terça-feira, 10 de março de 2009

Ética


"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta".
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

Sabemos que a palavra ética vem do grego antigo ήθική [ήθική φιλοσοφία] "Filosofia Moral", do adjetivo ήθος (ēthos) "costume, hábito", pode ser também costume de uma pessoa ou costumes de um povo, num primeiro momento sabemos que a ética estuda os valores e os costumes de uma pessoa ou um grupo. Nesse sentido ética são normas e regras que orientam a conduta humana, porém estudar ética é estudar os tipos de julgamentos que fazemos sobre o que consideramos o certo ou errado, e esses julgamentos podem ser classificados de acordo com certa linha ética existente, ou seja, a ética é um instrumento que busca uma classificação, uma "determinação do que é certo ou errado, bom ou mau, permitido ou proibido, de acordo com um conjunto de normas ou valores adotados historicamente por uma sociedade".
Podemos concluir que:
ética é a ciência normativa do comportamento humano, com vistas tanto ao bem individual como ao bem comum. Por ela é que se define como devem ser nossos caminhos, nosso trabalho, nossas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário